
Maiorca tem cerca 26,99 km² de área e aproximadamente 3 000 habitantes o que dá uma densidade populacional de cerca de: 111 hab/km².
Tem uma localização geográfica que dista cerca de 10 km de um porto marítimo e encontra-se a 10Km da sede de concelho e a 30 da sede de distrito fica ainda a meio caminho entre as duas cidades mais poder económico.
Apesar da localização geográfica ser favorável, a que exista alguma indústria em Maiorca esta não existe, ou a que existe e micro industria. As vilas que fazem fronteira com Maiorca tem uma zona industrial como são exemplos as Alhadas e Vila Verde.
Uma zona industrial numa vila contribui para o desenvolvimento económico local, bem como leva o nome de Maiorca a novos horizontes. A melhoria das qualidade de vida dos seus habitantes também esta intimamente ligado a este facto, se não vejamos, caso existisse indústrias em Maiorca haveria mais emprego mais pessoas se podiam fixar na Vila os seus habitantes teriam trabalhos perto do local de residência podendo poupar em combustíveis, alimentação e podendo ter mais tempo livre para outra ocupações extra profissionais, melhorando a qualidade de vida de todos, existindo mais tempo para as famílias poderem confraternizar e reforçar os seus núcleos familiares. Ao existir um maior número de pessoas a residir e trabalhar em Maiorca seria necessário novos serviços para satisfazer as necessidades das pessoas e novas oportunidades de negocio apareceriam mais empregos mais desenvolvimento, como é fácil perceber está tudo interligado.
Claro que o comboio da Industria já passou pela estação de Maiorca, será difícil correr atrás dele atendendo a todas as conjecturas do contexto económico e social actual, nunca será algo feito por uma pessoa Isoladamente, mas terá Maiorca condições para ter uma zona industrial?
Quais as industrias que poderiam ter sucesso em Maiorca?
.
Não há uma relação directa entre a existência de uma zona industrial e a criação de empresas. Apenas a título de exemplo, a de Ferreira-a-Nova, que praticamente não tem indústria (ou qualquer outro tipo de actividade económica).
ResponderExcluirEm Vila Verde, ao contrário do que é dito no texto, não existe zona industrial.
A localização industrial é difusa, e apenas em poucos locais se deve à existência das ditas "zonas industriais" - casos de Castelo Branco, Pombal e Cantanhede. Todos estes casos numa escala concelhia e mesmo regional, não apenas local, como a que é proposta no texto.
À escala local importa, sim, que haja empreendedorismo. Veja-se o caso da Carapinheira, onde não há zona industrial e é das localidades, a par com Arazede, que mais actividade económica patenteia, ao nível do Baixo Mondego.
O vosso raciocínio está viciado por uma falsa cadeia de situações que poderiam advir da criação de uma zona industrial em Maiorca. Segundo os Censos 2001, a maior parte da população de Maiorca trabalha entre 15 a 20 minutos do local de residência, portanto todos esses argumentos não são mais que uma falácia, uma falsa questão.
Como já disse, Maiorca tem de apostar, sim, no apoio ao empreendedorismo, da criação do auto-emprego - este sim, está provado, cria depois, novas oportunidades de emprego sustentáveis. O emprego industrial é claramente instável e variável quanto à conjuntura económica.
Para mais, se as zonas industriais já existentes no concelho são manifestamente subaproveitadas, que sentido faria criar mais uma enquanto aquelas não forem efectivamente ocupadas?
Auto-emprego, nas mais variadas áreas de serviços, isso sim, é aquilo que Maiorca tem para oferecer. E já tem uma certa tradição. Veja-se a quantidade de pequenas empresas e trabalhadores independentes que aqui residem.
E isto não compete às instâncias políticas, e sim ao empreendedorismo de cada um.
Talvez neste campo das empresas, caiba sim, à Junta, a criação de uma estrutura que apoie as pequenas empresas que já temos e a criação de outras, fornecendo-lhes a preços vantajosos serviços de contabilidade, consultoria jurídica, aconselhamentos vários (incubação de empresas)... Portanto, apoiar e melhorar o que já temos e contriubuir para que quem queira ser empreendedor saiba como ter acesso aos apoios estatais, ter uma contabilidade minimamente organizada, enfim, crie estrutura.
O que não implica uma zona industrial.
O facto de estarmos a 10 Kms de um porto maritimo e da sede de concelho não quer dizer que seja favorável á instalação de industrias ou comercio em Maiorca. Não é por aí. Ainda á relativamente pouco tempo fechou um comercio e embalagem de peixe em Maiorca e uma das razões foi porque ficava precisamente a 10 Kms da sede do Concelho. é que não são 10 Kms são o dobro ou o triplo de quem tem de andar de um lado para outro. e se tiver 2 ou três viaturas. Tudo é relativo. Tem sido dificil o desenvolvimento da zona industrial da Fg.Foz onde estão criadas infra-estruturas e o local apropriado para a instalação de industrias, quanto mais na Freguesia de Maiorca. Antigamente uma industria era instalada num local sem muitas exigências, hoje não é assim, existe todo um processo, desde ministério de ambiente e outros organismos inerentes a essa mesma industria, infra-estruturas necessárias etc. Hoje existem os locais apropriados para as industrias, para que não aconteça os inúmeros problemas de algumas que estão inseridas nos núcleos populacionais e tentam a todo o custo sobreviver.
ResponderExcluirA localização de Maiorca não favorece a implantação de uma zona industrial.
ResponderExcluirJá existe tecido empresarial, de pequena dimensão, é certo... mas este é que tem de ser apoiado.
As indústrias e empresas de maior dimensão andarão sempre a "saltitar", à procura das autarquias que lhes dêem mais apoios, isenções, etc. Sendo "sanguessugas" - ao nível internacional, vejam-se as actuais deslocalizações para países de Leste...
Apoie-se o que já existe e proporcione-se conhecimento e serviços básicos aos que se querem estabelecer.
Pelo que li ha muita gente satisfeita com o pouco que existe em Maiorca.Falam das desvantagens,mas estao a esquecer algumas vantagens.Nao me digam que a zona industrial da Ferreira e mau.Na Gala tambem ja esta um numero significativo de pequenas empresas e em Montemor tambem esta a começar uma que ja se ve alguma coisa.Estes sao alguns que me lembrei agora,deve haver mais.Se houvesse uma zona em Maiorca,com essas determinadas condiçoes que ja falaram,acho que era mais facil quem podesse e tivesse vontade investir.Nao estamos tao mal posicionados como dizem.Estamos perto de tudo.Mas respeito a opiniao de quem tem outra e se diz democrata e nao aceita opinioes contrarias.E nao sou samarrista nem sei quem e a administraçao apesar de lhes dar os parabens pelo excelente trabalho...
ResponderExcluirAmonteiro... Ninguém está satisfeito. Não nos meta palavras na boca, as quais não proferimos.
ResponderExcluirPara quê uma zona industrial por freguesia? Duplicar investimento público para quê?
Se a zona industrial da Ferreira e a da Gala estão como estão - às moscas - para quê estar a apostar num modelo ultrapassado?
Apoiem-se quem for empreendedor - com serviços empresariais a baixo custo, como referi.
Agora, criar mais zonas industriais no concelho?...
Qualquer dia temos mais zonas industriais do que empresas.
Quanto ao seu argumento do "Nao estamos tao mal posicionados como dizem.Estamos perto de tudo." - esse argumento apenas valida o que já aqui se disse. É demasiado perto de outras zonas industriais já criadas, inclusivamente no concelho - e estar-se-ia a duplicar investimento - mas com localização favorável à criação de empresas. E para isso, não são necessárias zonas industriais - um modelo, aliás, ultrapassado.
Está mais que visto que aqueles que vêm para aqui postar postas de pescada, quando os temas são trabalhosos e não politiqueiros, perdem o interesse. Será porque não têm nada a dizer que não as referidas postas?
ResponderExcluirpois sabes é que nem todos tem tanta inteligencia como tu para comentar qualquer tema.
ResponderExcluirPronto. Quando picados, lá estão eles a reagir com as ditas "postas de pescada". Lá está.
ResponderExcluir