Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

terça-feira, 19 de maio de 2009

Eleições Europeias


É já no dia 7 de Junho, que os Portugueses elegem os 22 Deputados que nos representam no Parlamento Europeu nos próximos cinco anos.

Existem 375 milhões de eleitores oriundos de 27 que vão eleger o novo Parlamento Europeu. Após a eleição de Junho de 2009, o Parlamento Europeu terá 736 deputados, cada deputado representará uma media de 715 mil cidadãos.

Mas o que significa isso para cada um de nós?

Nada… é esta a ideia que a maioria dos eleitores tem e que resulta em taxas de abstenção de 70%, Mas efectivamente o voto de cada um de nós embora sendo uma migalha no meio de tantos faz muita diferença, é como fazer um puzzle e falta uma peça nunca será um puzzle completo só a união de todos nos leva aos melhores caminhos. O Parlamento Europeu é bem real, e funciona como uma verdadeira democracia onde as maiorias parlamentares estabelecem acordos e definem politica com repercussão a nível europeu, nacional regional e até local ou seja com uma relação directa com cada um de nós. Muitas discussões Europeias podem parecer distantes de cada um de nós, afectam-nos directamente como as discussões de Politicas de sustentabilidade, politicas ambientais, aquecimento global entre outras.

É verdade que todo o processo e trabalhos do parlamento europeu, por vezes pode parecer confuso até estranho, cheio de normas e directivas com milhões de siglas e definições que por vezes nos deixam reticentes, mas são questões necessárias se entendermos que são discussões feitas em 23 Línguas e por vezes é necessárias adaptações á realidade de cada país Europeu.

Se não decidir, alguém o fará no seu lugar!

Está é a grande realidade, se cada um de nós não escolher o Eurodeputado com o qual mais se identifica e o qual defende melhor os interesses de cada um de nós e da sociedade que estamos inseridos, alguém o fez no nosso lugar e teremos se aceitar essa situação por não depositar a confiança em alguém que nos representa.

Preocupa-se? Então vote!

Interroga-se ainda sobre a importância e vantagem de votar para si? Pense o seguinte, o seu voto terá um reflexo em problemas como: Aquecimento global, globalização, estabilidade económica, politicas alimentares, de água, normas e politicas de segurara para os seus filhos, segurança rodoviária, imigração e tudo mais…

Não pretendemos defender qualquer partido político, apenas incentivar ao voto para sermos todos um exemplo para o país e para a Europa, o não votar não é o sinal da Insatisfação, mas apenas de desleixo, se estamos insatisfeitos esta á a oportunidade de o demonstrar votando em quem merece a sua confiança…

Eleições Europeias… A escolha é tua….

15 comentários:

  1. Vocês não podem defender partidos, enquanto moderadores, mas nós sim, enquanto leitores:

    Os deputados do PCP lideram actividade no Parlamento Europeu...
    "Em final de legislatura, e quando se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu, é tempo de os deputados prestarem contas para que os eleitores também possam fazer as suas. As comparações não são pois de recear já que são uma forma fiável de se separar o trigo do joio, o trabalho da preguiça, o empenhamento da indiferença, aqueles que serviram os interesses do País e de quem os elegeu, dos que se fizeram eleger para se servirem a si próprios. (in: "Avante!" de 9 de Abril de 2009)

    Média por deputado/partido político entre junho 2004 e Março 2009

    Perguntas escritas e orais:

    CDU - 335,5
    CDS-PP - 141
    PS - 41,8
    PSD - 14,3
    BE - 13

    Intervenções:

    CDU - 696,5
    CDS-PP - 443
    PS - 138,3
    PSD - 90,9
    BE - 41

    Relatórios e pareceres:

    CDU - 14
    PSD - 6,4
    PS - 5,9
    BE - 4
    CDS-PP - 2

    Tendo em conta que:

    PS - 12 deputados
    PSD - 7 deputados
    CDU - 2 deputados
    CDS-PP - 2 deputados
    BE - 1 deputado

    Fácilmente, se chega à conclusão que o País só tem a ganhar com mais deputados da CDU. Pois são aqueles que realmente trabalham."

    ResponderExcluir
  2. Pcp, já deu o que tinha andar , agora é o Bloco de Esquerda.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, não dizes nada de jeito.

    ResponderExcluir
  4. É triste o marasmo em que caiu toda esta minha gente, que muito bem sabem criticar e dizer, mas só sentados será que estão atados mórbidos ou ensonados, pois é finalmente podemos começar a definir o nosso futuro, a construir um caminho seguro sólido com bases de sustentamento, mas será que todos querem contribuir para esse caminho ou muitos preferem continuar a preferir atalhar caminho ou usar o caminho que outros criaram para o poder criticar.
    Nem sempre sou defensor de muitas temáticas que aqui se abordam neste Blog, pois muitas de temática nada tem, não tem assunto nem fundamento e entendo quem as critica eu próprio o faço, mas desta vez dou o meu louvor a este tema, que parece ser indiferente para a grande maioria, mas que tem uma grande importância para o nosso futuro enquanto Membros de uma Comunidade Europeia, eu vou votar, embora gosta-se de ver aqui debatido o que defende cada partido em prol de nós.

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo disse...
    Pcp, já deu o que tinha andar , agora é o Bloco de Esquerda."????

    O que é o Bloco de Esquerda? Aquele partido que anda a copiar as nossas propostas de lei, ao desbarato? O partido da esquerda-caviar?? O partido que infiltra otários na manifestação da CGTP para agredir o Vital Moreira, dando-lhe, estupidamente, uma aura de coitadinho?? Que partido é esse? Uma amálgama de gente que antes nem se podia ver frente a frente e agora convive no mesmo partido. Ele é estalinistas, trotskistas, e outros "istas" que tais. Uma amálgama destas é o quê, e o que tem para oferecer ao país?

    ResponderExcluir
  6. Na Freguesia de Maiorca no dia 7, a CDU vai ganhar as eleições, e não o PS, como era dantes.

    ResponderExcluir
  7. Podemos não ganhar, nem esse é o objectivo, mas vamos, como sempre, MARCAR PELA POSITIVA... sem casos BPN, sem Freeportes. E com trabalho com provas dadas, como podem ver no post acima, de 19 de Maio de 2009 15:11

    ResponderExcluir
  8. Nao tem casos BPN nem Freeports,sabes porque?
    Porque nao estao nem estiveram no poleiro.Porque se estivessem eram iguais.Os politicos sao todos iguais so muda a cor.Lutam pelo bem do proximo....que e o deles.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro "anónimo" das 17:30:

    O essencial do que escrevi nem sequer passa pelos casos que referi, e sim PELO TRABALHO COM PROVAS DADAS QUE TEMOS NO PARLAMENTO QUE A CDU TEM, como podes ver no primeiro comentário que escrevi.

    "todos iguais, só muda a cor"... que comentário primário! O que já fizeste tu contra esse estado de coisas dos partidos do centrão?????? Alguma coisa?

    ResponderExcluir
  10. Domingo Maiorca vota CDU e não PS, e mas Locais Vota Silvina Queiroz e Chico para a Junta de Maiorca

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente o PS vai gonhar as eleições para o Parlamento europeu, em Maiorca, no concelho e a nível nacional, mas o nosso Bloco vai duplicar a votação em Maiorca.

    ResponderExcluir
  12. Para mal de nós o PS vai ganhar as eleições em Maiorca e a níval nacional no Domingo.
    Nas locais tudo leva a crerque com a divisão do PSD, com a lista do Daniel Santos, o PS vai ganhar a Câmara, mas a CDU vai elegar uma veradora.

    ResponderExcluir
  13. "o nosso Bloco vai duplicar a votação em Maiorca" - hahaha

    O "Bloco", essa amálgama, existe em Maiorca??

    ResponderExcluir
  14. Filipe Mateus candidato do PSD à Junta de Maiorca.Grandse Filipe a malta está contigo, leva é o Zé Carvãopara nº 2 era uma dupla de luxo.

    ResponderExcluir
  15. Rui 28 candidato à Junta pelo Movimento Figueira 100 % do Daniel Santos.

    ResponderExcluir