

Entre 17 e 23 de Julho o Festimaiorca celebra o seu 35º aniversário, sendo já um marco de referência no panorama folclórico Nacional, e um dos acontecimentos que mais agita a Vila de Maiorca todos os Verões. A edição deste ano é uma das mais internacionais de sempre. Fomos tentar conhecer melhor alguns aspectos históricos deste certame, bem como as actividades relacionadas com a presente edição, entrevistamos um dos elementos da sua Organização que prontamente se mostrou disponível para colaborar.
A entrevista a José Manuel Carvão:
Blog- Quando ocorreu a primeira edição?
Resp- A primeira edição ocorreu em 1975.
Blog- Quem foram os grandes fundadores/ impulsionadores do Festimaiorca?
Resp- António Maia Cardoso, Manuel Pinto da Costa (que já não então entre nós infelizmente) e José Maria Verdete.
Blog- Como eram os primeiros festivais?
Resp- De
Blog- Em que ano se iniciou a vinda de grupos folclóricos Internacionais, e quais foram os primeiros?
Resp- 1982, com 2 grupos vindos da Espanha e França.
Blog- Esta multiplicidade de culturas deve originar histórias interessantes?
Resp-Desde 1982 passaram pelo Festimaiorca grupos oriundos dos seguintes países: Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia, Turquia, Sérvia, Suécia, Rússia, Geórgia, Ucrânia, Lituânia, Hungria, Roménia, Bulgária, México, Argentina, Israel, Togo, Serra Leoa, Timor, Republica Checa, Eslováquia, bem como das várias regiões do país, incluindo Açores e Madeira. Muitas estabeleceram amizades e contactos que duram vários anos e permitiram intercâmbios entre o Grupo da Casa do Povo de Maiorca e os internacionais.
Blog- Falando agora no presente edição do Festival que vai decorrer entre 17 e 23 de Julho, existe uma aposta forte em grupos estrangeiros sendo esperados 5 Grupos, isto envolve muita logística e muitas pessoas envolvidas, pode indicar-nos o número de pessoas envolvidas na organização e número de pessoas esperadas?
Resp- Na organização do evento estão envolvidas cerca de 20 pessoas entre Direcção e extra direcção da Casa do Povo de Maiorca, é um certame que envolve muito trabalho de secretaria e de logística. São esperados cerca de 400 participantes a nível dos grupos folclóricos.
Blog- Quem são as entidades que colaboram com vocês e dão apoios?
Resp- Câmara Municipal da Figueira da Foz; Clube Recreativo Atlético Santamarense; Figueira Grande Turismo – EM; INATEL/CIOF; Federação do Folclore Português; Junta de Freguesia de Maiorca; Junta de Freguesia de Ferreira a Nova e Patrocinadores.
Blog- É sempre pouco correcto?
Resp- Atendendo que a organização do Festimaiorca 2009,envolve cerca de 25000 euros, os apoios nunca são de mais e a nível do poder central, isto é do Ministério da Cultura não recebemos nada, porque o governo continua a achar o Folclore como o “patinho feio” da cultura nacional ao contrário do que se passa no estrangeiro, onde o Folclore é apoiado pelos governos nacionais, porque num Mundo onde impera a Globalização e a Homogeneização de hábitos e costumes, o folclore é uma dos marcos que distingue os várias nacionalidades a nível mundial.
Blog- As pessoas estando fora da organização tem ideia que os festivais são uma forma de ter lucros, mas com todo o que envolve o vosso festival dificilmente podem pensar em lucros?
Resp- O Festimaiorca, muita dificilmente pode dar lucro.
Blog- Quais as expectativas para este festival que assinala o 35º Aniversario?
Resp- Acho que estão reunidas todas as condições para termos uma boa edição do Festimaiorca, que vai ter grupos com muita qualidade:
Rancho Folclórico os Fazendeiros de Montemor-o-Novo (Alentejo)
Rancho Folclórico da Corredoura - Guimarães (Minho)
Rancho Folclórico de S.Cosme - Gondomar (Douro Litoral)
Rancho Folclórico os Camponeses de Riachos Torres Novas (Ribatejo)
Rancho Folclórico do Centro Cultural da Santo Isidoro- Marco de Canavezes (Douro Litoral)
Rancho Folclórico das Cantarinhas de Buarcos – Figueira da Foz Beira Litoral
Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão- Montemor-o-Velho (Beira Litoral)
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca – Figueira da Foz (Beira Litoral)
Compañia Argetina de Danzas "Sentires" da Argentina
Djembe Rythim do Senegal
Grupo de Danza Embruxo, Quillán- Espanha
Raíces del Peru
Associazione di tradizioni popolari "milis pizzinnu"- Itália
Blog- Quer deixar um apelo aos leitores desta entrevista?
Resp- Que visitem Maiorca entre 17 e 23 de Julho, nas diversas actividades do programa da edição deste ano e que de futuro os Maiorquenses continuem a levar a cabo o Festimaiorca por muitos e longos anos, uma vez que cada vez é mais difícil arranjar corpos directivos para as Colectividades e a Casa do Povo de Maiorca não é excepção.
Já tinhamos uma "Administração" anónima... agora também temos "elementos da organização" anónimos, também... Haja coragem.
ResponderExcluirZé falast bem muito bem mesmo!!! pena que venham aqui mandar as bocas e vê-los la nos dias referidos nao pode ser!!! apareçam para fazer algo, a organizaçao do Festimaiorca nao precisa de ser divulgada por ai, pois toda a gente sabe quem somos!
ResponderExcluirSinceramente acho que o festival este ano, deveria ser adiado ou cancelado devido ao aumento de Gripe A em Portugal. Claro que ia ter muita pena já que para mim é uma das actividades melhores da freguesia, mas já que a saúde está em risco devereria ser cancelado, principalmente a vinda de paises oriundos da Argentina, Peru , Itália, que são países que o vírus está um pouco mais desenvolvido.
ResponderExcluir2009, sem Festimairoca nem pensar.
ResponderExcluirler um pouco de noticias fazia bem!!!!
ResponderExcluiros paises onde esta mais desenvolvido sao os da america!!!sendo mexico o pior dai nao haver nenhum pais desses!!!
mais vale dizer que é para adiar porque assim coincinde com as festas de maiorca!
risco de saude!? como se portugal ja nao tivessem alguns casos de gripe! enfim viaja e depois ve como esta o controle nos aeroportos! pois presumo que estejas a falar dos grupos que vem de aviao(ou seja nao sao da europa)porque sera que os restantes paises da europa estaram muito mais contaminados do que Portugal!?
ResponderExcluirsuperstar nao será um sentimento recalcado teu, e que por algum motivo nao queiras o Festimaiorca!?se nao fosse a saude que outro motivo arranjarias!?
Pois iria custar imenso . Mas acho que a saúde está em primeiro lugar .
ResponderExcluir" Anônimo disse...
ResponderExcluirrisco de saude!? como se portugal ja nao tivessem alguns casos de gripe! enfim viaja e depois ve como esta o controle nos aeroportos! pois presumo que estejas a falar dos grupos que vem de aviao(ou seja nao sao da europa)porque sera que os restantes paises da europa estaram muito mais contaminados do que Portugal!?
superstar nao será um sentimento recalcado teu, e que por algum motivo nao queiras o Festimaiorca!?se nao fosse a saude que outro motivo arranjarias!?
10 de Julho de 2009 08:44 "
Cometario : Por mim claro que havia festival. è uma das melhores actividades da freguesia de sempre. eE sim já á muitos casos de gripe em Portugal, mas se prevenirmos o aumento e melhor nao achas?! Enfim. E nao metas palavras na minha boca.
sem a existencia do festival estarias a prevenir!?nao estivessemos nos no verao e nao viessem passar ferias pessoas oriundas de muitos paises!
ResponderExcluirja ajudava . (: eu nao digo cancelamente, mas adiamento para uma altura melhor, em que a gripe esteja melhor controlada.
ResponderExcluirPeçao à organização para meter tamiflu nas bebidas e se a gripe andar pelo festival verão k nem vão dar por ela.
ResponderExcluiropa mas que ajudar!? lol nao se considera uma "epidemia" controlada e nao esta de todo de certeza que o festimaiorca nao ira ajudar para os numeros crescerem!!!! mas pronto para agr esta marcada e a seu tempo iremos ver!!!
ResponderExcluirOk.
ResponderExcluircomo disse o zé carvao, o festival custa cerca de 25000€ e como tal um adiamento iria provocar um aumento das despesas e como se sabe que lucro nao dá.Para nos maiorquenses a projeção quer a nivel nacional quer a nivel internacional é, e sem querer melindrar ninguem, a melhor. Pena é que nao se saiba extrair, quer a junta, quer mesmo a camara. basta ver aqui ao lado em cantanhedeo apoio que o grupo que organiza o Folkcantanhede tem tido da camara e da junta para organizar um festival com a insignia CIOFF como o nosso de maiorca.por isso apelo a todos os maiorquenses a estar no proximo sabado a noite no terreiro do paço para assistir a mais um FESTIMAIORCA e ajudar a casa do povo que merece.
ResponderExcluirMorreu o BLOG ? Esta administraçao !
ResponderExcluirNão sou pessoa de gostar muito de foclore como meus pais que dancaram no Rancho da Casa do Povo de Maiorca. Fui ver o festival no sábado e gostei só queria dar os meus parabéns às pessoas envolvidas na organização. E deixar um apelo, gostaria que em Maiorca certas rivalidades terminassem pois não são disputas construtivas, mas sim destrutivas e que têm levado a Vila de Maiorca ao estados de inercia que temos assistido nestes últimos anos! MAiorca tem muito para dar se sobermos trabalhar em conjunto e remarmos todos na mesma direcção! Esta é a penas a minha opinião.
ResponderExcluir