Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

domingo, 2 de agosto de 2009

O que vai mal por Cá:

Antes de entrarmos no Verão escaldante do Mundo da Política que se avizinha nos próximos tempos, vamos lançar uma temática que em muito poderá até ser útil a todos os candidatos para perceber o que efectivamente vai mal na nossa Vila.

Ninguém melhor que os próprios habitantes da Vila, para fazerem os devidos reparos e apontarem o que efectivamente vai mal na Vila e o que gostavam de ver corrigido.

Assim este espaço fica agora aberto ao debate de todos de forma a identificar muitos dos aspectos negativos a serem corrigidos num futuro próximo.

24 comentários:

  1. - Largo da Feira Velha: Acabar de uma vez por todas com os buracos e o pó (Sugestão: Porque não tentar fazer um edificio ao comprimento, do estilo do que existe em Montemor-O-Velho, e passar para esse edificio o Centro de Saúde, CTT, ou ainda fazer uma ou duas lojas para arrendar)
    - Passeios e iluminação pública: Criar passeios na estrada nacional e em todos os locais onde haja trafego constante de carros, em toda a freguesia.
    - Piscina antiga: Arranjo da piscina antiga, ou pelo menos arranjo do parque para as crianças.
    - "Rotunda" ao pé da farmácia: A "rotunda" já merecia um arranjo (Sugestão: Uma oliveira com uns spots no chão, que a iluminassem à noite)
    - Concurso para um logotipo moderno para a Freguesia.
    É tudo para o momento...

    ResponderExcluir
  2. Penso que numa época de contenção, pouca ou nada se poderá fazer, no entanto, aqui vai:
    Arranjo do largo das palmeiras, talvez como jardim público, com circulação de viaturas apenas nas laterais; condicionamento de trânsito no centro de Maiorca; e o parque infantil (piscina antiga)que reflecte a falta de manutenção dos equipamentos e por último um parque infantil na escola pré - primária com chão com placas de borracha reciclada (areia é coisa do passado).

    ResponderExcluir
  3. O Ligeiro não vai ser candidato.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Custódio Candidato a presidente da Junta, força tens o apoio dos Casais e vais ganhar para continuar com a obra do Ligeiro, que querem destruír.

    Lavrador

    ResponderExcluir
  5. «Ainda "raquitico" quer mandar,
    Mas nao poe a mao na cinta,
    Manda outro no seu lugar,
    Falta a coragem p'ra quinta»

    Até que faz algum sentido...digo eu

    ResponderExcluir
  6. Paulo Custódio 2009, força tens o apoio dos Casais e da Casa do Lavrador.Vai ser o próximo presidente da Junta de Maiorca.

    ResponderExcluir
  7. Seja tempo de contenção ou não acho que Maiorca há muito que anda por contenções. O Largo da feira velha é definitivamente algo a tratar. Um pequeno parque de estacionamento e um jardim,com algo que as crianças podessem brincar também seria bom, tem espaço para tudo se for bem planeado. Em relação há piscina velha, creio que se estão a referi à que se encontra dentro de um suposto parque infantil, por trás da antiga GNR, que tal substituir a piscina por um parque radical e manter os restantes equipamentos que lá se encontram e melhora-los. Em relação ao próprio edifício da antiga GNR e isto talvez seja sonhar alto, mas a sua recuperação seria optimo,ouvi disser que era um palacio lindissimo antes da ocupação da GNR seria uma optima biblioteca com um espaço virtual e um sito a visitar por escolas, uma galeria onde podessem expôr obras de artistas locais e outros, onde podesse haver música ao vivo e projecção de cinema,um sitio para foruns, um sem fim de utilidades que eu imagino para aquele sitio e para o Paço. De sugestões por hoje chega, se no entanto me lembrar de algo mais voltarei.

    ResponderExcluir
  8. Está completo o leque de candidatos à Junta de Maiorca:
    - Jorge Fodinha PS
    - Filipe Mateus PSD
    - Rui 28 Maiorca 100%
    - Paulo Custódio Indp. Ligeirista
    - Simões CDU
    Uma coisa é certa vai haver mudança em Maiorca, acabou a era Ligeiro, o Paulo Custódio nunca será presidente da Junta, ou irá ganhar o PS ou o PSD.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho assim tanta certeza, anonimo das 14:47!!!!

    E para o "Lavrador"...atenção: os votos da Casa do Lavrador (que pelos visto é mais a Casa da Junta), não chegam para eleger um presidente!

    FINALMENTE há sangue novo em maiorca.

    Será que alguém meteu a mão na consciência e percebeu que só fez asneiras nos ultimos anos???!! NAH!!!! Não acredito, pois andou a tentar conseguir apoios de diversos partidos e pessoas sem que ninguém quisesse uma nova associação com ele.

    SÓ ISTO...JÁ É BOM PARA MAIORCA

    O candidato da CDU não conheço, e à excepção do candidato do psd, todos me parecem válidos.

    ResponderExcluir
  10. Este tópico não era suposto dar opiniões sobre o que melhorar em Maiorca?! Afinal só falam no Ligeiro e eleições e sei lá mais o quê...

    ResponderExcluir
  11. Aqui vai mais algumas necessidades.Remodelaçao ou melhoramento do parque da fonte;caixotes de separaçao do lixo em toda a freguesia;arranjo da fonte da serra de s.bento e que resolva de uma vez o problema da propriedade da fonte,pois parece que alguem diz que e o dono do sitio;devia ser alargada a curva na estrada para o alto do carvalhal a seguir ao posto de observaçao,esta muito perigosa.

    ResponderExcluir
  12. Se for sempre o Jorge Fodinha o nº 1 do PS, ganha de certeza.A 1ª obra deve ser o largo da feira velha,

    Cristina

    ResponderExcluir
  13. Meus caros a Junta de Freguesia não tem capacidade financeira para fazer obras no sítio da feira velha e a câmara da Figueira está falida.
    Maiorca não é só o centro da vila, tem muitas localidades anexas que também precisam de coisas arranjadas. Concordo com o anónimo das 17:53 de 9 Agosto, a história das fontes de S.Bento já mete nojo, é vergonhoso o que o dono do terreno anexo faz às fontes que são propriedades públicas. Passem lá e apreciem...

    Doutor

    ResponderExcluir
  14. Ha mais umas coisas a fazer,como por exemplo a reparaçao do campo de futsal,a melhoria das condiçoes da piscina,onde se podia fazer um campo de volei de praia,por exemplo.Eu concordo com Douctor,mas ha muita coisa que se pode fazer com pouco dinheiro,e preciso e vontade e imaginaçao....

    ResponderExcluir
  15. em resposta ao cidadaoatento, nao seras tu o cidadao desatento?como é que é possivel num topico como este vires desacreditar unicamente um(nao seras tu amigo do adversario diresto dele?)hum!!! por incrivel que pareça ate foi o candidato pelo PSD,Filipe Dias, quem contribuiu mais para que de algum modo a nossa terra fosse falada e nunca pela parte negativa, ja deves ter ouvido falar do olhar maiorca e do grande premeio de atletismo, etc!!! devias tentar fazer algo pela vida como por exemplo responder ao topico e nao vir aqui mandar papaias!!! so podes ser da oposiçao!!! ah e deves tar farto de fazer coisas em maiorca!!! talvez nada!enfim!
    respondendo agr ao topico:
    acho que tudo o que podia ser melhorado ja foi referido em cima mas, contudo existe ainda o problema da fraca iluminaçao de algumas ruas e tambem a falta de passeios!
    ah e para nao gerar mais polemica e para que hajam mais taskinhas em funcionamento esperamos que o futuro presidente nao cisme em fazer as festas ainda durante o FestiMaiorca.

    Ana

    ResponderExcluir
  16. Meus caros acho que devem deixar de falar tanto no Ligeiro e pensar mais no futuro, ele fez o que lhe deu jeito e o que achou melhor no seu ponto de vista, agora vai retirar-se e faz muito bem para dar lugar a outro (melhor ou pior logo se vê, pelo menos diferente). As mudanças são sempre benéficas mais que não seja para quebrar hábitos instalados.
    Discute-se tanto o problema do largo da feira velha, Maiorca não tem só esse problema que quanto a mim é de muito fácil resolução, (uma estrada de cada lado e jardim PÚBLICO no meio mais nada, esse espaço não tem que ser o estacionamento para nada nem ninguém, deve ser de UTILIDADE pública).
    Faz-se notar pelos textos escritos que toda a gente se preocupa com os votos de Maiorca, estão a esquecer-se que existem outras zonas da Vila que também têm eleitores e problemas por resolver muitos deles de muito fácil resolução mas que tamanha inércia da junta de freguesia que nem as silvas manda cortar de alguns caminhos importantes vias caso ocorram incêndios ou outras situações que podem ocorrer como acidentes.
    Alguns exemplos da inoperância da Vila de Maiorca principalmente dos seus governantes:
    - A nacional 111 foi alterada na zona do cruzamento da A17 (alhadas) quando a obra já estava em fase avançada de construção.
    - As obras da A17 de prejuízo incalculável para a nossa Vila foram feitas a torto e a direito com a máxima conivência de quase todos sendo que alguns ainda colaboraram fortemente para que alguns aterros fossem realizados construindo autênticas aberrações.
    -Todos os caminhos que se atravessavam na passagem da A17 foram naturalmente cortados, mas ainda que avisados o governantes não se preocuparam em informar o dono da obra (Brisa) de que teria que preparar as coisas de forma a deixar acesso aos terrenos a partir das pontes, realmente em algumas zonas eles deixaram caminhos laterais à auto-estrada mas nem de tractor agrícola se passa lá.
    - Encontra-se em avançada fase de construção a central termoeléctrica de ciclo combinado de Lares (óptimo projecto), até aqui nada de novo mas à custa disso Ervidinho, Vila Verde, Lares e todos os outros lugares circundantes vão receber obras de beneficência, e nós que vamos receber? Em? NADA, a Barca e Sanfins de Baixo também ficam lá perto. Talvez não tenhamos direito mas não deveríamos ter exigido aos senhores da Brisa qualquer coisa? Uma recompensa?
    Pelos textos anteriores tenho vindo a constatar que toda a gente se preocupa muito com os espaços de lazer, ora muito bem são importantes, mas não deviam preocupar-se também com outras coisas bem mais importantes como são o avançado estado de degradação das nossas estradas, a Rua da Espinheira está em terra batida numa parte significativa da sua extensão, a falta de dinamismo empresarial da freguesia, pensem mais em trabalho e menos em festa, só assim se conseguem atingir os objectivos.

    Antes de exigir aos outros devemos olhar primeiro para nós, é muito fácil pedir à junta que faça tudo e mais alguma coisa, mas porque é que nós nem os nossos deveres cumprimos muitas das vezes e estamos sempre cheios de moral para exigir dos outros!!

    Cumprimentos

    Doutor

    ResponderExcluir
  17. Na realidade todas as sugestões que foram feitas até agora são bastante válidas. como habitante de maiorca resta-me referir que a nossa terra não é só um reflexo da crise que se abateu pelo mundo. actualmente maiorca é um reflexo do desleixe a que a junta nos deixou. a única coisa que brilha em maiorca é a casa do lavrador (o que vale é que foi tudo dado pelos habitantes dos casais)e a festa dos burros. é uma vergonha o parque infantil, a feira velha, a situação da piscina, as ervas que enfeitam as nossas ruas, as casas velhas a cair, inclusivé as de propriedade da junta. agora fazem um museu para tentar tapar o sol com a peneira. deixem lá os museus e ponham mãos à obra naquilo que realmente precisa.
    precisamos de sangue novo há muito tempo.
    cumprimentos
    rita simões

    ResponderExcluir
  18. Douctor, não podia concordar mais consigo!!!!! Já chega de festas, nada se faz sem trabalho. É por isso que Maiorca está no estado que está.

    Em relação às insinuações da Srª Dª Ana, devo informar que não tenho amigos na política.
    E se me permite, gostava de ter a minha opinião pessoal sobre os candidatos à junta. Se acho que não é bom candidato, permita-me manter a opinião ou dê-me razões para a mudar. Até à data, tudo o que ouvi a esse candidato foram coisas que não se dizem nem na brincadeira, pois uma junta não é uma associação, colectividade ou um grupo de jovens a organizar umas festas... É uma instituição séria que mexe com o bem-estar da população.
    Se este é o seu candidato, apoie-o. Todos nós devemos seguir a nossa consciência.
    Se fiz alguma coisa pela freguesia...não sabe, nem irá saber.

    ResponderExcluir
  19. O José Carvão é que devia ser o candidato do PS, a política precisa de sangue novo e não de de pessoas que andam na política por meros interesses e que mudam constatemente de partido.
    Seria um luxo ter o José Carvão e o Filipe Mateus no executivo da Junta, dois jovens com provas dadas na freguesia.

    Cristina

    ResponderExcluir
  20. eu tb axo jose carvao é o melhor.


    G

    ResponderExcluir
  21. o José Carvão é o melhor... disso não temos duvidas...

    mas não é na politica...

    é na cusquice...

    a saber da vida dos outros é que ele é bom...

    ResponderExcluir
  22. a cusquice é um mal de maiorca e nao de uma pessoa só.temos de olhar para nos antes de falarmos dos outros.

    G

    ResponderExcluir
  23. desculpem mas isto cheira me a tanta treta.... tantos elogio parece que ele ja fez tanto por maiorca... organizou coisas na casa de povo sim e verdade.... agora será que a casa do povo e so ele os outros que la andam na direção não contam... .. Agora se vamos ver por esse prisma qualquer pessoa que faça parte da direçao de uma colectividade desde que o presidente se abestanha de fazer discursos em publico serve para presidente de junta.

    ResponderExcluir
  24. O assunto é interessante, deviam ser dados ouvidos a certos comentários que aqui disseram sobre os arranjos urbaniscos e rodoviários. Eu irei dar mais uns quantos que acho importantes, que são: ter um espaço comercial, ter um espaço social e tentar fazer do arroz a nossa maior industria turistica e tentar tirar o maior proveito disso. Uma vila para crescer precisa de ter algo que turisticamente seja viável. Temos o nosso arroz e temos uma zona histórica contruída e verde.
    Foram feitos os percusos pedestres pela câmara e nunca houve incentivos da nossa junta para serem mais frequentados com muita pena minha que já os fiz a todos e aprendemos muito. Temos que continuar a aprender e a seguir bons exemplos das outras freguesias. Pensem no turismo e na acção social como principal factor para o avanço da nossa freguesia, e isto que traz dinheiro para todos e depois disso virá a bonança e a recompensa. GF

    ResponderExcluir