Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corrida ao Poleiro em Maiorca!


“Será que existe uma galinha dos ovos de ouro no Poleiro da Junta de Freguesia? “

A ironia da Galinha dos ovos de ouro nunca fez tanto sentido como agora que estamos em plena campanha eleitoral para as Legislativas e Autárquicas,

Falando da nossa Vila de Maiorca, a luta ao poleiro é feita por 5 candidatos, sendo 3 apoiados por cores partidárias e 2 candidatos de movimentos independentes. Maiorca é a segunda freguesia com mais candidatos á Junta de Freguesia do concelho da Figueira da foz, com uma população votante de cerca de 2500 pessoas a luta pelo poleiro parece este ano mais renhida que nunca. As candidaturas com apoios partidários parecem partir da linha da frente, mas os movimentos independentes prometem ter uma palavra a dizer e não devem ser ignorados.

Ao longo dos últimos dias foram apresentadas as equipas que apoiam cada candidato e muito se tem fadado e comentado e especulado sobre as mudanças radicais de cores partidárias por parte de alguns elementos dessas equipas, o que apimenta mais ainda este clima eleitoral.

Esta situação, não é nova e sempre aconteceu em campanhas eleitorais, por vezes mesmo em lugares de topo da política por isso deve ser aceite nos meios mais pequenos. Lanço para a discussão uma questão muito oportuna neste momento que é a seguinte:

“As pessoas apoiam os candidatos, pelas pessoas em questão? ou pela sua cor partidária? pelo programa eleitoral que apresentam? ou por interesses pessoais?”

Sim é uma questão que gera muitas discussões em seu torno, mas podemos tentar separar a questão por partes e associar ao panorama local, assim parece evidente que o apoio aos candidatos devido á sua cor partidária já não faz muito sentido, embora exista ainda quem seja apoiante de um partido não olhando aos candidatos, este tipo de indivíduos já não é em grande escala, e caso assim fosse não tinha lógica nem fazia sentido criar movimentos independentes e sem cor partidária, esta primeira parte da questão fica assim mais clara.

Quanto ao programa que cada candidato apresenta, também pode levar algumas pessoas a votar em determinado candidato, mas estas pessoas que fazem a sua decisão de voto pelos programas partidários é também em numero muito reduzido, e a provar esta situação esta o facto de os candidatos ainda não terem apresentado o seu programa e já existir muita pessoas com opinião formada sobre a escolha do seu candidato, é uma situação estranha mas muito corrente por esta Freguesia.

As escolha dos candidatos feitas por interesses pessoais existe um pouco por todo o mundo e sempre vai existir, mas a sua representação também é em pouca diminuta.

Assim resta-nos a escolha do candidato pela empatia, simpatia e popularidade em detrimento do que são os princípios da politica e os programas políticos, muitos podem não estar de acordo com esta situação, mas quantas não são hoje em dia as figuras publicas que são convidadas a concorrer a cargos políticos e que ganham esses cargos pelo seu mediatismo publico.

Na nossa Vila a escolha dos candidatos tem como base este “mediatismo local” onde a maioria dos eleitores já tem a sua escolha feita sem conhecer os programas eleitorais, restando a todos os candidatos a árdua tarefa de combater esses aspectos e apresentar programas políticos que realmente consigam tocar as pessoas e ir ao encontro das suas necessidades caso contrario, todo o esforço será inglório.

Espera-se que toda esta agitação politica seja reflectida nas duas próximas eleições (Legislativas dia 27 e Autárquicas dia 11) e que Maiorca seja uma exemplo a nível regional e Nacional e que todos exerçam o seu direito de voto e que a principal derrotada seja a abstenção.

Maiorca vive a politica e isso é bom para todosssssssss Parabéns.

6 comentários:

  1. Sinceramente, que ganhe quem mais votos tiver. ehehehe. (como se pudesse ser de outra forma) Mas o que quero mesmo dizer é que os meus parabéns vão para o futuro presidente da Junta de Freguesia. Seja ele o Paulo, o Filipe, O Tó Zé ou o Rui Ferreira. Mostram todos o quão interessados são pela Freguesia e que se preocupam com todos os problemas que a ela estão inerentes. Peço que mantenham todos a democracia, liberdade de expressão, espírito de apoio e entreajuda que têm tido até agora, sem chatices, arrufos ou outros que nada dignificam a freguesia. Depois quem para lá for de todas as listas deve ter o apoio. Eu digo sim, Presente. Como habitante desta freguesia que merece o melhor de nós todos. Não tenho necessidade de me dar mal com ninguém, aquilo que quero e procuro assim como todas as pessoas envolvidas nas listas é a evolução, o desenvolvimento, o crescimento de Maiorca. Força Maiorca.... Um abraço a todos.

    Ps: Não considero que os cabeças de lista vejam o cargo de presidente de Junta como algo que proporcione dinheiro... Nem se ganha muito para os problemas. Eu prefiro falar em ambição, necessidade de fazer o bem para a nossa Vila.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, foi sem intenção. Foi um pequeno lapso e peço desculpa ao visado. Acrescento o sr Simões neste caso tb. Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. "Corrida ao poleiro em Maiorca" é talvez o título mais infeliz de vossa lavra até hoje.

    ResponderExcluir
  4. O que deveria acontecer, era as pessoas votarem no partido que tenha o programa mais idêntico ao seu ideal político,económico e social! Isso por vezes torna-se dificil quando em debates ou comícios que deveriam servir para discutir e elucidar os eleitores dos seus programas, o façam apenas para insultarem os seus adversários! Isso é corrente a nível nacional! O que deixa o eleitorado completamente de fora da eleição! É só a minha opinião! Em relação às eleições autárquicas, pouco ou nada fará o vencedor se não conseguir establecer uma relação de trabalho eficiente com o seu homólogo e assim sucessivamente! Eu por mim gosto de votar consoante o programa e a pessoa! Como desconheço por completo os candidatos e os seus programas fica aqui o meu agradecimento à administração deste blogue pois tem sido através dele que eu tenho tido conhecimento do que vai acontecendo! Obrigada;)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de deixar uma pergunta ou ideia, para discussão, ou não,caso me seja permitido! Maiorca trabalha com a Figueira pois pertence ao seu concelho, no entanto não creio haver impedimento de colaborar e ter apoios com outras camaras ao mesmo tempo como a de Montemor! Estamos tão perto de Montemor como da Figueira, ou ainda mais perto e, Montemor tem potencial e tem crescido mantendo não só a sua população como aumentando-a!Maiorca tem muito em comun com Montemor que poderia ser mais explorado, sem contudo virar costas à Figueira! É possivel? E se já foi feito poderemos ir mais longe na colaboração?

    ResponderExcluir