Em pelo séc. XXI a Vila de Maiorca assiste á degradação de muito do seu rico e vasto património histórico-cultural, que em tempos áureos foram uma marca e distinção por excelência, hoje são uma marca de abandono esquecimento e muita inoperância por parte de todas as identidades autárquicas envolvidas.
O Palácio Conselheiro Branco encontrava-se devoluto e sem utilidade e a cada dia que passa mais degradado. A discussão que aqui quero lançar é qual será a melhor forma de dar vida a este espaço e poder potencializado em prol da freguesia?
Para um melhor conhecimento do mesmo segue alguma informação em anexo:
“Encontra-se na zona antiga de Maiorca, próximo do Paço de Maiorca, o Palácio Conselheiro Branco destaca-se, pelas suas fachadas de linhas neoclássicas, de tradição neopalladiana.
Não existe muita informação disponível sobre este imóvel e sobre a sua construção, que deverá remontar às últimas décadas do século XIX. Depois da morte do Conselheiro, o imóvel recebeu uma escola de freiras, um consultório médico, e uma creche, tendo sido adquirido nos aos de 1930 pela Câmara Municipal da Figueira da Foz. Já na década de 1960 acolheu a Guarda Nacional Republicana. Todas estas diferentes funcionalidades obrigaram a reformas e adaptações, que alteraram, e degradaram, principalmente os espaços internos.” (Rosário Carvalho).
http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=3754624
Pelos vistos ninguem se interessa, nem em postar comentarios, pois desde o dia 22 ainda ninguem se deu a esse TRABALHO. Para hotel já nao é possivel pois o Paço ja vai ser. So espero que o novo presidente de junta tenha uma ideia de genio (ele percebe destes assuntos)para salvar o nosso PALACIO!!!! MAIORCA esta a precisar de aparecer no MAPA!!!!! Quem sabe se uma boa campanha publicitaria nas revistas de turismo, nao ajudaria?? MAS DEPOIS DOS ARRANJOS FEITOS!! Eu gosto da minha freguesia e ela tem muito potencial!!!!
ResponderExcluirJá não é a primeira vez que neste blogue faço referencia a este palácio. Acho que era um espaço muito bonito para um centro cultural juntando uma biblioteca e um arquivo historico de Maiorca e zonas envolventesn à freguesia, com projecção de cinema ou documentarios, concertos musicais, um serviço informático gratuito. Um espaço de cultura e aprendizagem onde todos possam consultar e retibuir com a sua presença!
ResponderExcluirOlia,
ResponderExcluirpara isso já existe o edifício da antiga sede da Casa do Povo.
A lista 100% (a minha vénia a esta proposta), teve a ideia e a audácia de a propor: uma pousada da Juventude. Concordo perfeitamente. Se Maiorca pode ter um hotel para ricos, também deve ter um para que jovens de "fora" possam conhecer a freguesia e o concelho.
Na lista da CDU incluimos algumas das propostas que fizeste e que fazem mais sentido na referida antiga sede da CP.
Caríssimos Intervenientes,
ResponderExcluirFolgo em ver que afinal existem soluções para o dito Palácio.
De facto no programa Figueira 100%, candidato à Junta de Freguesia de Maiorca, existia uma proposta para transformação do Palácio em Pousada da Juventude. Honestamente e creio que seria de facto a melhor resolução para o espectacular espaço. De salientar que não existe no Concelho da Figueira da Foz nenhuma e de que provavelmente seria, juntamente com o novo Hotel de Charme, o revolucionar de Maiorca. Mas também o povo se tinha de "revolucionar". Deixar-se de criticas e pôr mãos à obra. Cooperar e ajudar. Sem interesses e sem colocar placas com nomes de Presidentes de Juntas que ficam com os louvores do trabalho da gente que trabalha.
Acho que também a transformação do Palácio em Restaurante de Luxo não seria mal pensada. Com comida caseira, tradicional portuguesa. Mas faltam depois os acessos à Freguesia de Maiorca, vergonhosos e propicios a veiculos TT.
A ver vamos.
T.E.
Dosto da ideia da Pousada da juventude, mas acho que o espaço do Palacio tem valencias para albergar a pousada e tambem um centro de serviços em Maiorca, julgo que ter ali os correios, ter ali gabinetes para varios serviços, dotar aquele espaço de uma sala publca de informatica uma bibloteca salas de estudo, salas para foemaçao, e nos andares de cima porque não a pousa da juventude tambem, usar o antigo parque infantil para parque de estacionamento e jardim desses serviços, são alguns exemplos
ResponderExcluirAss: sabichaooo
Muito Importante
ResponderExcluir29/10/2009
Hoje às 21:30H, na sede da Junta de Freguesia de Maiorca, irá ter lugar a tomada de posse das Assembleia e Junta de Freguesia eleitas a 11 de Outubro.
Comparecer e assistir é um direito e um dever de todos os cidadãos da freguesia de Maiorca.
Todas as sugestões aqui apresentadas são interessantes e válidas mas temos de cair na realidade. Prioritáriamente tem de haver capital para todos estes sonhos. Capital. De que nos vale dar sugestões se não temos dinheiro para concretizar o que está mal. Já agora quais as sugestões para conseguir as tais recuperações do edificio? É que quando aparece alguém como os que estão a recuperar o Paço, ainda existem pessoas que estão contra o que está a ser uma grande obra. É pena é que a maior parte dos Maiorquenses não o tenha visitado apesar de estarem tão perto dele.
ResponderExcluirIsabel Santos