Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

domingo, 31 de janeiro de 2010

1º Aniversario do Blog



1º Aniversario do Blog “Nós por Maior...cá”

Um aniversário de um Blog por si só, não constitui matéria plausivel de conteudo noticioso, mas este blog tem caracteristicas que lhe conferem algum destaque.
Este não é um Blog pessoal, é um Blog Regional, mais propriamente dirigido á população da Vila de Maiorca, não tem um autor individual e todos são livre de opinarem e contribuirem com o seu senso comum. Neste blog são comentados todos os acontecimentos que se passam na Vila, existem debates online, sondagens de opinião, agenda de acontecimentos, oferta de empregos e uma panoplia de actividades. Este blog já serviu como alerta para varias ocorrencias na Vila de Maiorca, levou à mudança de comportamentos e serve como elo de ligação entre os habitantes da Vila e os que estão espalhados pelo Mundo, tendo FeedBack de (Angola, Africa do Sul, Australia, Austria, Suiça, França, Luxemburgo, Belgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Brasil; Canada, e EUA).
O Blog apareceu no dia 1 de Fevereiro de 2009, com o intuito de mexer com a população de Maiorca e por a populaçao em contacto diario com as novas tecnologias, era um projecto que tomou dimensões que nunca foram esperadas pela administração do mesmo. Num ano de existencia recebeu 40000 visitas o que dá uma media diaria de 110 visitas o que é impressionante atendendo a que a populaçao de Maiorca são 3000 habitantes, a nivel dos blog que estão registados encontrase no lugar 900 a nivel nacional e no lugar 28 a nivel de blogs relativos a regiões.Ao longo deste ano de vida este blog já foi referenciado em alguns orgãoes de comunicação social, e muitas historias acontecimentos, arte e cultura passou pelas suas páginas. Era apenas para ser um Projecto de um ano, mas atendendo ao seu sucesso e a muitas opiniões favoraveis, e acima de tudo a força que nos transmitem os habitantes que estam espalhados pelo mundo este projecto vai continuar por mais um ano.
Para o novo ano esperam-se algumas surpresas monindo este espaço de mais e melhor informação, continuando com a sua filosofia de não ter fins lucrativos.
Convido todos os utilizadores a deixarem a sua opinião deste 1 ano de vida do Blog.

Com os melhores Cumprimentos
Administração

4 comentários:

  1. Quero, antes de mais, e apesar de ser já tarde, dar os meus parabéns ao(s) mentor(es) do blog. Náo "entro aqui" muitas vezes,mas posso dizer com a mais firme das certezas que este é um blog cada vez mais importante para a freguesia de Maiorca. Nota-se que o nivel dos comentários está a subir, o que demonstra que o blog está a ter cada vez mais seguidores fiéis. Pelo que me dá a entender este ano não vai faltar noticia para comentar aqui - boa ou má, não interessa-
    Continuem com o bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Caros senhores, eu não sou natural de Maiorca, não vivo em Maiorca e muito menos me interessam as ‘tricas’ políticas.
    Mas gostava de partilhar convosco algumas ideias e informação.
    É sabido que o eucalipto é uma espécie alóctone e que se adapta facilmente a qualquer tipo de clima e solo, pondo em causa o crescimento de outras espécies que a rodeiam, daí ter-se tornado uma espécie tão indesejada por muitos, incluindo por mim.
    Eu sou e serei sempre uma defensora das espécies autóctones (nativas), mas temos todos que ter em consideração que, em todo o mundo existem árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico.
    Não conheço as árvores (eucaliptos) em questão, mas se tiverem um porte idêntico ao da imagem, podemos dizer que estamos perante árvores com bem mais de 50 anos e como tal, árvores que devem ser conservadas por serem património, por terem muito valor enquanto seres vivos, pelo seu porte e idade.
    As árvores, de qualquer espécie, protegem os solos da erosão, ajudam a fixar nutrientes no solo, ajudam à purificação dos sistemas aquíferos, purificam o ar que respiramos, etc.
    Penso que é por isso premente, que cada um tome consciência dos seus actos e que não tome decisões irresponsáveis como esta relativa ao corte destas árvores.
    Numa época em que existe uma apreensão tão grande relativa às emissões de carbono e sua fixação, deveria ser para cada um de nós, seres humanos, enquanto cidadãos de um mundo globalizado uma preocupação constante, tentar manter viva qualquer árvore, qualquer espaço verde.
    Quero por isso também partilhar convosco que, cada árvore consegue, em média, fixar 1 tonelada de carbono ao longo da sua vida.
    Uma árvore, como parte de um espaço verde ou florestal é um investimento a longo prazo, que se traduz mais pela riqueza que gera enquanto ser vivo, contribuindo para um planeta melhor, do que pela riqueza monetária, pelo seu corte e venda.

    Inês L.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria ainda de partilhar alguma informação, que está comprovada e escrita em livros, na internet, acerca do eucalipto:
    A área florestal ocupada pelo eucalipto tem vindo a aumentar. Ainda assim, os relatórios do ano de 2001 mostram que o eucalipto é a terceira das espécies florestais dominantes em Portugal ocupando, apenas, a sexta parte da área total da floresta portuguesa. Em primeiro lugar, aparecem o pinheiro bravo e o sobreiro.
    O crescimento da importância do eucalipto em Portugal está associado ao desenvolvimento da indústria de Pasta de Celulose. Esta indústria é uma das fontes de produção de riqueza do nosso país onde desenvolvem actividade muitos trabalhadores.

    A área florestal em Portugal é de cerca de 3349 milhares de hectares assim divididos:
    Pinheiro Bravo – 976 mil hectares
    Sobreiro – 713 mil hectares
    Eucalipto – 672 mil hectares
    Azinheira – 462 mil hectares
    Outras espécies – 526 mil hectares

    Diversos estudos científicos demonstram que é errado pensar que os eucaliptos desertificam os solos ou produzem neles efeitos indesejáveis que possam ser medidos. O conhecimento científico explica, que mais de 80% dos sais minerais “extraídos” do solo pelo eucalipto são devolvidos à terra através da queda periódica das cascas e das folhas, sendo no momento da exploração florestal, a “devolução” feita pelas folhas ramos e bicadas que permanecem na floresta.
    A menor presença de espécies arbustivas no eucalipal deve-se, pois, a fenómenos de ensombramento (porque o eucalipal “fecha” cedo as copas) e a fenómenos de concorrência hídrica e nunca a qualquer forma de esgotamento do solo.

    Em relação ao elevado consumo de água, o eucalipto, como todas as espécies de crescimento rápido, tem uma elevada capacidade de adaptação bioclimática. Se existir água em abundância, haverá mais madeira por unidade de tempo, haverá mais biomassa produzida, haverá maior consumo de água. Os consumos dos eucaliptos não diferem dos consumos dos pinhais ou de outras massas florestais, como provam os estudos efectuados em Portugal e em todo o mundo (e que já foram publicados pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO).

    O que leva à decisão de evitar e mesmo não plantar eucaliptais ou outras espécies florestais em locais ou em condições em que a água seja mais necessária para outros fins, como por exemplo para a produção agrícola.

    Quando se pretende substituir qualquer árvore, deve-se começar sempre por plantar a nova espécie nas imediações da antiga e deixar que esta tenha um porte considerável até que se corte a primeira. Isto é uma gestão sustentável!!

    Quando não se sabe o que fazer, pergunta-se, tenta-se descobrir o melhor caminho!
    Garanto que há técnicos, entendedores de árvores, do assunto em questão, que decerto não se importariam de ajudar, de dar conselhos, sem pedir qualquer remuneração em troca. Apenas por amor ao Concelho, ao País, ao Mundo, ao Planeta!

    Quanto à poda dos plátanos, pesquisem na internet, procurem informações, dêem formação aos ‘podadores’…

    Um conselho que posso deixar é que, comprem um saquinho de Calda Bordalesa (à venda em qualquer Cooperativa Agrícola), diluam num pouco de água até formar uma pasta e com esta pincelem os sítios dos cortes. Isto previne o ataque de fungos e consequente morte das árvores.

    Só com a busca de um maior conhecimento e com entreajuda podemos fazer avançar o nosso País. Torná-lo um País melhor, mais competitivo, mais produtivo e contribuir para um planeta muito mais saudável!

    Inês L.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo "blogue", que eu não conhecia, o qual já tive o prazer de incluir no Jornal Online "O Palhetas" na secção "Outros blogues da Figueira da Foz sem 'link' a este Jornal Online". Continuem!
    António Flórido (www.opalhetas.blogspot.com)

    ResponderExcluir