Bem-vindos
No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.
Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.
Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com
Sejam bem-vindo,
A Junta está na banca rota gastou tudo o que tinha e não tinha na Casa do Lavrador, que foi doada antes das eleições à associação Casa do Lavrador, agora Filepe quero um café nas Serras cá não existe menhum e fazemos broas com torremos para ajudar.
ResponderExcluirCorreção. A máquina de cortar valetas é de limpar as ervas das bermas e não foi vendida e já está operacional não têm é um tractor adequado pela razão que referem. tractor avariado e esquecido á 3 anos. está na oficina do Zé Galo
ResponderExcluirGrande Executivo da Junta de Maiorca, que tirou o Fórum do Palácio Conselheiro Lopes, e digo outro coisa todos os Bens desde mesas , tasca e estruturas da quermesse deviam ser da Junta pois quem as pagou foi a Junta. Esta Associação não tem razão de existir o Ligeiro e o grupo do Fórum e da FMU, é tudo o mesmo que vá para a Casa do Lavrador façam nos Casais a festa da Senhora da Paz.
ResponderExcluirSerrano
Apoio nova colectividade para as Serrras. Mas tem que abranger Sanfins porque broa com torresmos deve dar menos que arroz doce. Façam também com sardinha e com chouriço. Devem sair bem porque servem logo de jantar. Para presidente convidem o Ligeiro que mora para essas bandas e assim cura a dor de cotovelo e deixa a junta em paz.
ResponderExcluirForum para quê? A União e a casa do Povo precisam de gente que as dinamizem. As funções do forum são funções que podem ser dinamizadas por estas associações. Para quê gastar recursos e energias com mais uma associação. O Ligeiro queria eternizar-se no poder e criou um lugar à maneira.Assim tinha sempre uma palavra a dizer nas causas que competem à Junta.Ficou mal na fotografia e deu razão a quem sempre disse que ele não sabia dialogar e era do tipo "so eu é que sei,só eu é que faço"
ResponderExcluirNão lhe chegaram 16 anos? Vamos deixar outros mostrar o que valem nestes 4 anos e depois cá estaremos para julgar e votar. Deixem-se de jogos sujos.
Realmente PJ indio deve estar a candidatar-se ao prémio de PJ mais azelha no mais curto espaço de tempo. Primeiro vende o que não é dele, os eucaliptos - situação esta caso de polícia, pois vender o que não é nosso é crime, valem os amigos camaráriois, para não levantar ondas; de seguida massacra as arvores do arneiro,( o homem devia ter o sonho de ser lenhador), e agora corta as pernas à associação que projectou o nome da freguesia no mundo, com a organização das festas de Maiorca e do já conhecido além fronteiras, defile de carroças. Ele não deve lembrar, pois na altura devia estar ocupado a organizar torneios de levantamento da caneca de cerveja e lançamento da casca do tremoço no CRAS, mas quando nos quiseram por uma lixeira à porta, foi o forum que fez grande mobilização de pessoas, além disso o forum está muito para além da baixa politica. Posto isto é caso para pensar, será que é necessário atirar a ponte de sapagal abaixo para que o PJ indio azelha não faça mais das dele?! ou será necessário recuperar a tradição dos miudos de maiorca correm com os indios à pedrada, mas desta vez só com um azelha que anda a mexer com o património natural e cultral dos Maiorquenses?! Bom, um grande puxão de orelhas público do veriador sobre as duas primeiras azelhices, já levou, sobre a terceira, nós por cá tratamos disso.É preciso azar (nosso), tomuo posse à um mês, e as três primeiras medidas (visiveis) são azelhices!, obra feita 0! 3 -0, num mês é obra!
ResponderExcluirParece que o facto da Junta ter dívidas, não é grave, grave seria não ter obra feita, nem património e isso justiça seja feita ao antigo PJ, é visível. Vejo muita gente com dor de barriga com a casa do lavrador, bom isto é normal nesta terra de invejosos e maldizentes, mas estes tolos não olham para o voluntariado qu se gerou em volta desta questão, para que esta obra fosse possível. Se querem obras arregacem as mangas!
ResponderExcluirA Casa do Lavrador só foi feita por meros interesses políticos do Ligeiro, e só serve para dividir ainda mais Maiorca. Quem pagou a grande maioria desta obra foi a junta e só com medo que a nova Junta a tirasse foi doada em vésperas de eleições, para virem milhares para a Casa do Lavrador, as verdadeiras colectividades ficarem sem apoio nenhum da Junta.As serras não têm nenhum café logo a Junta tem que fazer um também.
ResponderExcluirSerrano
Como vem acontecido de alguns anos para cá o Antigo Presidente da Junta continua a seguir a Fabula da Cigarra e a Fromiga e aproveitando o carnaval faz bem de Mascarado de Cigarra, canta e faz festas de verão e chora de inverno nos Jornais. Fiquei incredulo e entendo que é deprimento o estado de decadencia que as pessoas conseguem atingir. TODOS temos o nosso tempo, saber quando acaba o nosso ciclo é um sinal de Sabedoria, claro que a velhice é um posto que deve ser respeitado porque o passado não é esquecido, mas a velhice tras muita amenecia, Quem não se lembra de ver as arvores podadas da mesma forma que agora no passado, e arvores podadas para lá da pascoa pois éeeee. Falando de atentados ambientais, entao da-me vontade de vomitar com o esquecimento dessa cigarra, sil ele que agora defende o ambiente usava esse eucalipal para deposito de LIXOS sim quem não se lembra dos RESIDUOS das feiras e outros e outros que eram armazenados nesse local, com que moral a cigarra canta agora de inverno, o esquecimento faz destas coisas.
ResponderExcluirMas o que mais indigna é a ultima noticia do FORUM sim essa instituição que divulga Maiorca no mundo, então e onde andou a JUNTA de freguesia estes 8 ANOS não existiu ou Será que a JUNTA ERA O FORUM ou o FORUM era a JUNTA pois é só uma pessoa sabe isso ou sabia está com amenecia.
A questão que deixo no ar é a seguinte: Até que ponto é eticamente correcto uma intituição funcionar paralelamente associada á junta de freguesia e tendo os mesmos corpos gerentes, SERÁ que teve as mesmas regalias que as outras instituições ao longo dos anos, também pagou a luz a agua e cumpriu com todas as obrigações ou pagou a junta ….. e esta hein:)
ASS: Peça
O Ligeiro deu ordens para a contra dança da Casa do Lavrador não vir ao desfile de Carnaval, já que não era organizado pelo Fórum, que não tem razão de existir. Mas o cortejo fez se bem à mesma. Força executivo da Junta, e este ano as Festas da freguesia prometem, vão melhorar muito.
ResponderExcluirQuanto a mim, acho muito bem que o Filipe tenha mandado aqueles senhores para fora, até porque se estavam em sítio que não lhes pertence, só têm mais é que sair! E isso também não deve ser grande problema, podem sempre reunir-se na CAsa do Lavrador!
ResponderExcluirÉ de compreeinder que estejam aborrecidos por terem sido despejados! Afinal de contas, sempre pensaram que mesmo tendo perdido as eleições podiam manter um tacho!
É triste que três ou quatro pessoas não tenham consciencia que está na altura de se afastarem!
Também é muito triste, enviarem cartas para a comunicação social, quase em tom de queixinha, pois pobrezinhos, foram despejados! Podiam era ter aproveitado essa carta, para escrever as trapalhadas que fizeram enquanto estavam na junta....
Não fui apoiante do Filipe, não o pretendo ser agora, mas acho que Maiorca precisa é de união e de todos a puxar para o mesmo lado, e os ditos amigos de Maiorca que estão no Fórum, deviam pensar a mesma coisa!
A. S.
Agora Sr.Luís Melo não comenta a situação finaceira em que o seu sogro (ex presidente da junta) deixou a junta de freguesia de Maiorca porque?
ResponderExcluirTenho a certeza que o Filipe já deve ter andado por aqui a dar uma vista de olhos pelos comentários. Ainda não se "ouviu" a sua voz em defesa das suas atitudes. Porquê?
ResponderExcluirSimplesmente porque é um Homem com H grande e só vai adiantar alguma coisa para a comunicação social quando tiver conhecimento efectivo e real da situação financeira da Junta.
O que em nunca vi em toda a minha vida (35 anos) foi Maiorca aparecer com a frequência que agora aparece nos jornais...Será que alguém tem medo do que virá por aí...e já está a tentar denegrir a imagem daqueles Homens e Mulheres que agora estão à frente da Junta?
Quanto à lixeira que o anónimo das 17:36 de 13 Fev se refere é melhor nem falar, pois isso foi uma luta ganha...não se sabe é quem é que foram os vencedores!!!
Ao "Anónimo" de 13 de Fevereiro, 17:36...
ResponderExcluirConcordo consigo no que respeita ao Fórum.
No que respeita ao Filipe, não posso deixar de comentar a sua cobardia anónima, principalmente no que respeita na crítica mesquinha aos Santamarenses, que designa de "índios" e ao CRAS. Caro a Vossa Imbecilidade Anónima não o consiga vislumbrar, passo a explicar: o CRAS é tão somente a colectividade da Freguesia com maior actividade ao longo do ano... e se temos bar para vender "cerveja e tremoço", isso é algo que apenas se vê no CRAS, no Arneiro de Fora e na Casa do Lavrador. SÃO OS DIRECTORES QUEM EFECTUA TODO O TRABALHO. De resto, os restantes bares de colectividade estão concessionados.
O Filipe tem uma excelente capacidade organizativa, foi um bom Presidente do CRAS e do Núcleo de Desporto.
Quanto às referências às antigas rivalidades entre Santo Amaro e Maiorca, você deve ter algum recalcamento. É realmente um anormal.
ó jimicy, não lhe parece que o tipo ainda não falou por estar mais queimado que as árvores que mandou queimar?! Depois de vender os eucaliptos da camara, sem autorização (isto é crime sabia?), depois de violar uma determinação camarária que proibe o abate de qualquer arvore pública no concelho sem autorização, depois de amputar os plátanos, depois de práticamente extinguir a associação da freguesia que mais créditos tem no mundo, que haveria ele de dizer?!! lol. INCAPACIDADE PURA!
ResponderExcluirO Fórum não tem razão de existir, já existem associações a mais em Maiorca,a Junta é que sempre fez as festas com os meios da Junta, o Fórum era uma fachada, deixo um desafio à FMU, ponha em votação uma moção de censura ao executivo da Junta na próxima assembleia de freguesia.
ResponderExcluirSerrano
ó serrano, parece que v. exa. não está na posse de todos os elementos. Se é verdade que o forum é constituido por algumas pessoas do antigo executivo,tb é verdade que nele integram muitas pessoas que nada têm a haver com a junta, para além deste forum ter conseguido mobilizar muitas outros voluntários para a realização das festas, assim como a angariação de meios para a realização das mesmas; assim dizer que as festas são realizadas com meios da junta é reductor ou pura má língua, ou então ensinuações de quem não se voluntaria em prol da freguesia.
ResponderExcluirDevo concordar com o caro Serrano, mas apenas no respeita a moção de censura. A oposição está a fazer oooh! é que na possibilidade de terem sido cometidos "crimes" (os juristas deste forum que se cheguem à frente para esclarecer), a oposição tem o dever de agir. Vejamos que possíveis "crimes" serão esses:
ResponderExcluir1 - Venda dos eucaliptos - Segundo consta a proprietária dos mesmos é a câmara, e segundo consta não foi consultada (caso contrário o vereador do ambiente não tinha aquecido públicamente as orelhas ao Presi Junta, ora quando alguém vende coisa que não lhe pertence, sem consentimento do dono, está a cometer o "crime" de abuso de confiança?! Bom o Presidente da Junta pode emendar a mão e devolver o dinheiro ao legitimo proprietário, mas aí está a fazer figura de urso perante a população, pois priva-os do usofruto da mancha verde e ainda por cima dinheiro viste-o!lol. E já agora, existindo uma deliberação do anterior executivo camarário, no sentido de proibir o abate de toda e qualquer árvore, no dominio público do concelho, sem autorização prévia, quem fizer tábua rasa disto, estará a cometer uma "infração/crime" de...?!
2 - Phoda dos plátanos - Bom aqui é menos duvidoso! - ou não! de acordo com os especialistas florestais que se manifestaram na comunicação social e foruns, trata-se de "crime ambiental", pois a saúde das árvores, simbolo do arneiro, está em causa. E eu agora pergunto, que não sou jurista, se a saúde das árvores está em causa e se elas são património dos maiorquences, se alguma morrer, ou várias, como se pode classificar esse acto lesivo do património natural dos maiorquences?! - Crime?!
Bom perante tantas dúvidas júricas na escaça actuação do executivo da junta, rogo aos juristas - Quid juris?
Caso esta tese tenha validade é de esperar uma posição da população na próxima Assemb. de freguesia e em especial da oposição, que é para isso que serve.
tou para ver falam tanto aqui mas ninguem tem coragem de ir a uma assembleia nem fazer nada... poupem estes tristes comentarios de pessoas com autentico mau perder.. e quantos a poda das árvores já alguem foi a ferreira? ou a tocha?foram podadas da mesma maneira....os criminosos espalham-se pelo país..
ResponderExcluirninguem fala aqui que o executivo ja esta preocupado com o posto da gnr e centro de saúde.. que inclusive conseguiu a visita de um deputado eleito pelo circulo de coimbra que já avaliou as condições tanto da gnr e centro de saúde para informar o governo sobre as condiçoes desses espaços.... importa e os eucaliptos
ResponderExcluirO Fórum é só ligeiristas, a direcção que foi eleita no mês passado manteva a antiga, entrando o Paulo Custódio e o Arlindo, que foram os cabecilhas da FMU, voluntarios eram os empregados da junta e os jovens que eram pagos pelo IPJ, estes deviam ter sido distribuidos por todas as colectividades da freguesia, O FORUM acabou e não faz falta, nas Alhadas existem festas da freguesia organizadas pela Junta e este ano as festas prometem vão ter muita inocvação e novidades e já não vão estar coladas ao Festimaiorca, que vai continuar, a CP já tem uma nova direcção com muitos jovens.
ResponderExcluirSerrano
olhe que talvez não, ó anonimo das 20.54. Parece-me que desta vez os maiorquences vão deixar de ser "frouxos" e agir, para que o património natural deles não seja destruido. A onda de indignação cresce e eu se fosse ao Pre do Ajuntamento de lenhadores, começava a olhar para o lado antes de sair á rua. Já agora, que temos nós a haver com os assassinos de árvores da tocha e ferreira?! Se eles começarem a palntar couves nos jardins nós vamos atrás?! Deixo um conselho! guardem bem as vossas árvores, pois o mata-árvores anda aí! lol, só não percebo é pq é que ele não vai abater o que resta da mata da terra dele, e aproveita e vai vendendo, pois talvez não corra o risco do dono dar por ela! loooooooool
ResponderExcluirÁrvores, ramos, plantas, raìzes, blá blá, blá e blá blá... Deixem se dessas conversas fiadas.Quanto a mim preocupa-me mais que a Junta diga que não tem dinheiro para pagar a empregados e que não tenham dinheiro para arranjar os passeios na estrada nacional, pôr algum alcatrão nessa mesma estrada... Que consiga verbas para dar às colectividades que tanto precisam. Que apoie pessoas em situação de desconforto social. Que consiga encontrar espaços para que haja algumas industrias (mesmo que pequenas), que consiga ajudar os empresários na divulgação das suas empresas e assim criar alguma riqueza, etc...
ResponderExcluirAgora crime é falar e dar conversa a pessoas que não têm a dignidade de expor o seu nome quando falam sobre os problemas da terra e mais... quando os suas iniciativas para falar de algo que não ajuda no desenvolvimento de uma vila perdida nos seus problemas e envolvida por pessoas que não têm interesse em criticar construtivamente mas sim em destruir quando abrem a boca.
É triste ver a terra assim...
Ajudem a melhorar, mas não piorem. Para piorar, é preferível ficar calado!
Parece que ha interesses dos maus perdedores em não fazer esquecer os eucaliptos e os platanos para não vir à baila assuntos mais importantes para a freguesia e possivelmente mais incomodos para os tais perdedores.
ResponderExcluirBando de Otários.
ResponderExcluirTão só e somente. Inteligentes mentes que se dão ao trabalho de dar tamanhos palpites em relação a contas da Junta, acções e resoluções por ela tomadas. Chama-se a isso dor de corno.
Fazer e palpitar algo de util para a Freguesia é que não se vê.
Resta me deixar o meu desagrado aos duvidosos gestores deste blog, que serve apenas para maldizer acções de uns e outros.
Devem ser de Maiorca.
Vão mas é jantar ao Fidalgo à Mesa, pois esse sim será o jantar digno de V.as Ex.as.
Lamentável este Povo.O que aqui acima escreve (nem todos claro). Cospem na mão de quem lhes dá de comer. Têem o que merecem e nada mais.
porque sera que nem todos os comentario são dignos de aparecer no blog?
ResponderExcluirQuem são os administradores?
Porque não se identeficam, para que toda a gente que aqui escreve se deva identificar.
registe-se que o mata arvores ainda não explicou à população o atentado que fez, ao património natural dos maiorqueses!
ResponderExcluirEsclareçam-me aqui uma coisa... O forúm não foi criado pelo Ligeiro? Não foi ele que criou,depois de deixar a Junta, os estatutos para ser uma colectividade comum? Se assim foi porque razão queria ter tratamento diferenciado das outras...Todas teem sede própria e sabe Deus as despesas que é necessário suportar. Será que era o forúm que pagava a àgua e luz, etc...
ResponderExcluirPosso estar enganado, mas se estiver al´guém que me corrija.
hah!!! e já agora para quem conhecer os vandalos que fizeram o favor de visitar a rotunda (Maiorca-Alegria-Santo Amaro) e ali fazerem aquele "trabalhinho" que os deêm a conhecer
Jimicy
Com tantos iluminados por aqui será que alguém me pode explicar por que é que cortaram a palmeira que o Filipe depois de arranjar o terreno mandou colocar na rotunda de Stº Amaro??...Querem ver que foram vinganças politicas de alguem que não gosta de ver trabalho simples bem feito? quero crer que não porque isso só pode revelar a baixesa de certas estirpes humanas que ao mesmo tempo que proclamam crimes ambientais executam crimes com requintes de malvadez despropositada que só prejudicam a freguesia
ResponderExcluirDepois de analisar todas as prespectivas dos participantes deste forum, aqui vai o meu:
ResponderExcluir- O blog existe para que cada um expresse a sua ideia sobre um assunto;
- Num país de direito que conquistou a liberdade de expressão há cerca de 36 anos, fico decepcionado que os participantes do blog (alguns)não se identifiquem, só assim podemos perceber os ideais de determinada pessoa;
- eu como defensor da liberdade de expressão, identifico me com todos os conteudos dos meus comentários, assim
Presidencia de Junta passada, temos nova presidencia, com um novo grupo de pessoas que foram ELEITAS DEMOCRATICAMENTE, pela maioria necessária.
novos desfios foram colocados, nomeadamente a divida da junta de freguesia, que certamente terá sido contraida em prol dos freguesias.
o método escolhido pode ser duvidoso, a mim também me causou estranheza o corte dos eucaliptos no parque do lago, no entanto fiquei descansado por saber que o corte apenas visava os eucaliptos que todos sabem têm um periodo de crescimento muito curto, logo o problema não se põe em termos ambientais, o que espero é eliminem os eucaliptos novos e coloquem pinheiros (mais saudáveis para o solo).
Em relação às colecctividades em Maiorca, penso que todas tem lugar nesta pequena Vila, no entanto não podemos esquecer que existem outras que poderão aparecer e requerer o mesmo tipo de apoio à junta (é justo).
O que não concordo é a criação de colectividades apenas e só como meio de criar divisões entre os ''fregueses'' de Maiorca.
para terminar, a Junta de Freguesia tem responsabilidade não só em Maiorca, mas sim todas as freqguesias adjacentes, Maiorca não é o filho pródigo.
Agora que o Presidente da Junta expulsou o forum, do palácio, que tal ele promover uma acção de formação lá, sobre direito comercial, frequentando-a, para ficar a saber, quais são os cuidados a ter antes de efecturar negócios, pois assim, deixa de arriscar fazer negócios elegais, como o dos eucaliptos, pois não tinha tutela jurica sobre os mesmos, mas sim a sua legitima proprietária - CMFF!
ResponderExcluir