Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

sábado, 18 de abril de 2009

festas de Maiorca a sua opinião



22 a 26 Julho 6%

29 a 2 Agosto 75%

Outra data 17%

Qual a melhor data para a realização das festas anuais da freguesia de Maiorca?

Esta foi a questão que esteve em votação no Blog durante os últimos 15 dias, apresentamos agora os resultados e algumas considerações.

A data que está indicada para realização das festas é 22 a 26 de Julho, segundo a opinião dos utilizadores do Blog é a data em que estão menos receptivos á realização das festas anuais da Freguesia de Maiorca, apontando o facto de esta festa estar sobreposta com outras festas com um cartazes mais aliciante e com uma capacidade de mover mais massa humana, existe também o facto de na própria Vila estar a decorrer na mesma data um certame de Folclórico Internacional, o que obriga a um esforço redobrado por parte da colectividade organizadora. Mas interpretando este aspecto por outro prisma pode-se pensar que uma sinergia “Cooperação de Força” entre este Festival de Folclórico e as festas de Maiorca pode trazer mais visibilidade para todos os envolvidos quer de uma forma mais ou menos directa.

A data de 29 a 2 de Agosto foi aquela que gerou mais consenso com uma votação esmagadora de 75% é uma data que não fica muito sobreposta sobre outras festas do concelho e é uma data que dá oportunidade a muitos dos emigrantes que voltam á sua terra de ferias de poderem assistir e confraternizar com os residentes permanentes, em termos económicos seria mais favorável para todos por ser realizada no inicio de um mês tendo grande parte de população mais fundos para despender nas festas. Mas atendendo ao rígido permanente e tradicional programa das festas esta data poderia resultar no mesmo marasmo se sempre.

Existem ainda 17% que defende outra data para realização das festas, embora não sendo um grosso da fatia de opiniões, certo é que é algo a ter em conta e a sondar para futuras festas.

Embora a data das festas não reúna consenso acreditamos que, qual seja a data de realização das festas quem as elabora quer fazer e dar o seu melhor. Assim como nós em nossas casas temos interesse em receber bem quem nos visita, nas festas da freguesia teremos todo o interesse de receber bem, mas para receber bem os que vem de fora temos de satisfazer os que cá estão, é isso que todos esperam.

Fica o espaço aberto á opinião de todos os mais ou menos iluminados

25 comentários:

  1. Este ano as festas são para fazer campanha para o Ligeiro ou para a filha.

    Ana

    ResponderExcluir
  2. O problema é que os que estão perto do sino não querem ou não o sabem ouvir. Vamos ver nas proximas eleições... será que quem tanto fala nos possiveis anunciados candidatos não quererá ou algum familiar próximo candidatar-se? Ainda há tempo. Força. Mais tarde veremos!!! Já se escreveu tanto nestes nomes que quase não precisam de fazer campanha.
    Vasco Graça Moura

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao café preferido, a administração continua a não ser isenta e é tendenciosa com vontade de beneficiar alguns e prejudicar outros. Sendo a administração, da freguesia de Maiorca, como é que se esquecem dos cafés talvez mais antigos de Maiorca? Por não serem tão frequentados pelas pessoas da administração? Ou porque a freguesia chega a stº Amaro e pára? Ou porque o centro de Maiorca é só o Arneiro de São João? Então a pergunta deveria conter apenas 2 cafés porque o resultado vai ser entre esses dois. Para os que não conhecem os outros que não foram mencionados é o café do Srº Octávio no Arneiro de Fora e o café do Zé Negues. Têm sido uns vencedores a muitas crises. Se não me engano são os mais antigos e por respeito deveriam-nos ter mencionado.
    A pergunta poderia ser reformulada e ser a seguinte: Qual o café preferido da administração?
    Filipe Monteiro

    ResponderExcluir
  4. As festas vão ser más só com duas tascas, nós o CRAS não vamos a Casa do Povo também não vai ter tasca, isto constituí uma grande quebra para as Festas, se o Ligeiro tivesse mudado as festas a Casa do Povo já ía ter uma tasca, mas os dirigentes desta ainda vão fazer festa com os ranchos para a Campanha da filha do Ligeiro. Estão sempre a dizer mal do Ligeiro, mas depois fazem-lhe a vontade.

    ResponderExcluir
  5. As festas precisam de levar uma grande volta, para o Ligeiro o que interessa é haver muitos burros e carroças no desfile o resto não interessa. Em 2010 isto melhora com o Jorge.

    ResponderExcluir
  6. Jorge!!! Qual Jorge?
    O eterno D. Sebastião?
    O que pertence ao grupo dos que nunca tiveram coragem de se candidatarem enquanto o Ligeiro se candidatasse?
    Bora lá.
    Já falta pouco. Daqui até ás próximas é um salto.

    ResponderExcluir
  7. Jorge Fodinha a presidente, ele só se candidata pelo PS e ganha à vontade com maioria absoluta.E este ano o PS recupera aCâmara da Figueira da Foz, com Luis Marinho e Carlos Monteiro.

    ResponderExcluir
  8. Ligeiro 2009!!!

    Falam, falam, isso falam... mas alguma vez fizeram algo que se veja???

    Uma verdadeira pandilha.

    ResponderExcluir
  9. O Ligeiro pode e deve fazer mais um mandato, terá o apoio dos Maiorquenses, mas a dita secção do PS desta vez vai conseguir que ele não seja o candidato do PS, por causa do Tó Zé estar na concelhia e ser muito próximo do Paredes. Mas mesmo sendo candidato doutro partido ou independente é importante é que o Ligeiro avançe para mais um mandato.
    Ligeiro 2009 !
    Se o Ligeiro sair da Junta, as festas da freguesia acabam logo, não tenham dúvidas.
    Temos que começar a fazer campanha para o Ligeiro ou para a filha .

    ResponderExcluir
  10. Se o Ligeiro sair as festas não acabam tornam-se é festas com qualidade. O que temos hoje não é nada, quem e que nunca viu os ranchi a actuar? a banda? as festas precisam de inovação para as retirar da monotonia em que cairam com o ligeiro. Uma coisa ninguém lhe pode tirar o mérito de as ter começado, mas por outro lado não as soube evoluir.

    ResponderExcluir
  11. Para o Ligeiro só interessa as Carroças e os Burros o resto não interessa. As festas deste ano vão ter só duas tascas de comida, a do Fórum e a do Arneiro de Fora, podia ter mais uma, a da Casa do Povo, se tivesse mudado as festas para o período de 29 a 2 de Agosto, mas só por capricho seu não o fez, nunca pôs a data das festas em votação nas reuniões do Fórum, que de fórum não tem nada pois o Ligeiro leva os factos consumados, apesar de ir prejudicar a Casa do Povo, que merecia mais respeito da Junta, que vai perder receitas, mas vai ser a responsável pela melhor noite das festas aquando da actuação dos grupos do Festimaiorca do México, Argentina, Senegal, índia , Itália e Peru. A edição deste ano promete ser uma das melhores, mas já foi programado à meses, sei do que fala apesar de não peertencer à direcção. Se queremos ter umas boas festas da freguesia, têm que ser preparadas com tempo logo, uma sugestão que deixo ao futuro elenco não ligeirista da Junta. Se na Ereira ou em Vila Verde levam bons artistas às festas nós também podemos ter , até temos um recinto melhor que o deles.

    ResponderExcluir
  12. Dirigentes da casa do povo se não têm respeito pela vossa colectividade e não vos deixam ter direito a uma tasquinha por capricho então não participem nestas festas, afrontem quem vos afronta, não colaborem com alguém que não colabora com vocês não deixem que nenhum dos vossos grupos participem nas festas

    ResponderExcluir
  13. As festas só continuam se o Ligeiro ou a filha continuarem na Junta, deves te voltar a recandidatar, tens obra à vista Casa do Lavrador, restauro da capela de Sanfins e o alargamento do cemitério. A direcção da Casa do Povo sempre colaborou com as festas da freguesia, não são como a União e agora o CRAS, são Maiorquenses com um M grande.

    Lavrador

    ResponderExcluir
  14. Olha que para quem esteve 12 anos na junta...E muita obra nao haja duvida,abram os olhos cegos.Desde que o Ligeiro foi para a Junta,Maiorca caiu num buraco,e ficou para traz em todos os aspectos em relaçao as outras freguesias.So nao ve quem e cego e quem nao quer ver,ou entao alguem que come na mesma panela...

    ResponderExcluir
  15. "Ligeiro, festas, largo da feira". Temas permanentes.

    Sinceramente, não me parece que os frequentadores deste blogue queiram mesmo debater, mas mas antes lavar roupa suja.

    Basta ver o que se passou com o tema do 25 de Abril. É um tema que não permite lavar muita roupa suja na nossa terra, apesar de ainda haver uns quantos PIDES por aí ao longo de toda a freguesia... com o 25 de Abril, uns foram para o armário, outros travestiram-se nos partidos que lhes desses oportunidades de carreira... Enfim, discussões mais interessantes que essas da triologia "Ligeiro, festas e largo da feira.

    ResponderExcluir
  16. O Ligeiro está na junta desde 1993, ou seja 16 anos, o ciclo está esgotado e vai chegar ao fim este ano, naõ tenham dúvidas. O povo não se vai deixar levar pela filha ou pelo Paulo Custódio, que muito gostava de ser presidente da junta. As festas da freguesia devem continuar com o novo elenco da Junta, mas devem ser melhoradas e feitas sem ser coladas ao Festimaiorca. Mas as romarias de S.Bento, da Senhora da Piedade de Anta, da Senhora da Encarnação de Sanfins, e de Santo António deviam voltar a ser realizadas, estas festas fazem parte do história da nossa freguesia. ´Mas deixarem de ser feitas por falta de elementos para as comisões de festas, os jovens e muitos homens e mulheres em vez de estarem no corte nos cafés e na rua deviam pôr as mâos à obra e fazer estas festas. Até o Senhor da Paciência não tens mordonos para a festa deste ano, os do ano de 2008 terão que voltar a fazê la ou a fábrica da Igeja, a que ponto chegarmos é algo para por os Maiorquenses a pensarem! As de Santo António vão voltar a sertem feitas pela mão da Fábrica da Igreja , que está a fazer um bom trabalho. Ainda me lembro de as marchas de Anta e da União se estrearem nestas festas.

    António

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez se prova que os Maiorquenses além de dizerem mal da sua terra também não participam nas actividades da sua terra. Ou tem de haver sempre um bode expiatório?
    Revejam-se num blog que Tavarede tem, feito por uma tavaredense que o utiliza para informar, homenagear escritores e enriquecer a nível cultural todos os que lêm o blogue.
    Intitula-se "uma tavaredense nata, apaixonada pela minha tavarede e também pela colectividade da qual faço parte, a SIT"
    Esta sim gosto da sua terra.
    António Rocha - Um figueirense

    ResponderExcluir
  18. vira t para deus e deixa o pessoal em paz cada um e livre de usar os blogs para dizer o que quiser, faz amanha 35 anos que foi ganho esse direito, liberdade de expressão, se dizem bem ao mal já é ao critério de cada um

    ResponderExcluir
  19. Liberdade não é esconderem-se atrás de um blogue para enfrentar as situações. É dizer na cara e esperar pelo direito á resposta.
    Há 35 anos atrás é que se tinham de esconder e fugir.
    Antonio Rocha

    ResponderExcluir
  20. Concordo, António Rocha.

    ResponderExcluir
  21. Foi publicitado as "Cantigas de amigo"
    Um bom motivo para festejar o 25 de Abril.
    Boa sorte e que tudo corra bem Leonel

    ResponderExcluir
  22. Obrigado. Correu bem. Para o ano temos de fazer o mesmo, mas em Maiorca, talvez no Terreiro do Paço ou no Lago.

    Queria aqui agradecer ao Grupo de Cantares da Casa do Lavrador, que esteve muito bem e participou em toda a festa.

    ResponderExcluir
  23. Paulo Couceiro/ Chabregas a candidato do PSD a Maiorca, fez um excelente trabalho na União, que agora bem sente a sua falta. É muito melhor candidato que o Febras, ma stambém dava um bom presidente para a Casa do Povo em 2010.

    ResponderExcluir
  24. So vos digo entre um e outro venha o diabo e escolha, se o psd colocar algum destes dois como candidatos e assumir a derrota a partida, mais valia nem concorrerem. Nenhum deles tem capacidade para tal mas que vão só facilitam a vida a filha do ligeiro e ao PS e até a CDU

    ResponderExcluir
  25. Mafalda Rocha, essa sim é uma boa candidato do PSD, para a junta, voltou a dar nas vistas ao estar à frente da Fábrica da Igreja, que já está a mostrar trabalho, esta vai voltar a fazer as festas de Santo António de 12 a 14 de Junho. É uma candidata para dar luta ao Jorge Fodinha, se este for pelo PS.

    ResponderExcluir