Bem-vindos

No dia 1 de Fevereiro 2009 inicia-se este projecto denominado “Nós Por Maior…Cá” um blog com interesse para todos os habitantes da Vila de Maiorca.

Numa sociedade cada vez mais Globalizada e onde o tempo escasseia cada vez mais o acesso a uma informação rápida e seleccionada é fundamental. A internet ganha cada vez mais relevância na sociedade, rompendo com os media tradicionais como a televisão rádio e jornais. Para dar resposta a este desafio foi desenvolvido este projecto de forma a potenciar o uso da palavra e a fazer uma reaproximação das pessoas na discussão de assuntos com relevância mútua.

Este é um espaço de todos e para todos e nesse sentido a colaboração de todos é sempre bem vinda.

Para tal, faça chegar até nós, informações úteis, e sugestões de temas a serem abordados, através do E-mail: nospormaiorca@gmail.com

Sejam bem-vindo,

Administração

domingo, 22 de novembro de 2009

História do Senhor da Paciência

O saber não ocupa lugar, a história do Senhor da Paciência e o seu contexto cultural é aqui apresentado de uma forma sintetizada;

"A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro. A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo, em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca, que era um vigaria e em 1825, a capela sofreu obras de remodelação, cuja configuração ainda hoje se conservam.

Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana, as suas três procissões nocturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas, muitas pessoas vão de rastos e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas. A próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões, só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “ Os Passos do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas à muitos anos, para serem executadas exclusivamente nestas festividades"
Fica este espaço aberto a mais contributos enriquecedores.

11 comentários:

  1. Esta festa tem um grande siginificado para a população, sendo a festa em honra de um Santo com mais devoção e crentes.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto tanta gente no Senhor da Paciência como este ano, parabens a Maiorca.

    ResponderExcluir
  3. Esta festa deve tar para acabar com a chopada que foi para mordomos da festa, cada um pior que o outro vai ser lindo vai...

    ResponderExcluir
  4. Não de deva atacar estes jovens, que deram a cara para fazer a festa para 2010, que nunca vai terminar.

    Cristina.

    ResponderExcluir
  5. É de louvar a atitude destes jovens, que vão ser os mordomos da festa para 2010, deram a cara, existem pessoas que só sabem dizer mal.Ontem mesmo com chuva muita gente foi levar o Senhor da Paciência à sua capela, que tem que tem que levar obras.


    Luís

    ResponderExcluir
  6. falem também dos 1600 ou 1800€ que a banda de Maiorca da UFM foi ganhar ao sr da paciencia. Deviam ter era vergonha por pedirem tanto dinheiro a uma festa da terra...
    enfim, é o k temos em maiorca, é esta tristeza.
    Futuros mordomos vão busca uma banda k leve menos dinheiro. a musica tb se arranja a seu tempo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. A Festa do Senhor da Paciência tem que ser sempre com a Banda de Maiorca, não inventem.

    ResponderExcluir
  8. É assim pela nossa vila há sempre quem arranje maneira de extorquir mais uns euros nem que seja a uma manifestação de fé da comunidade, é pena a pouca consciência ou a má fé de quem dirige a banda filarmónica da UFM.

    ResponderExcluir
  9. Pobres, os pobres de espírito...

    Anónimo das 23:30, sabes o que é gerir uma filarmónica? Fazes melhor? Faz-te sócio da União e junta-te aos corpos directivos.

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque a Banda não pode ganhar dinheiro, a festa não é da União, logo é um serviço que a Banda vai prestar logo tem de ser pago mais nada!

    ResponderExcluir
  11. concordo que o serviço da banda da ufm tenha de ser pago, mas nao de uma forma exploratoria.o dinheiro que leva para uma festa na terra em que nao têm de pagar autocarro, é uma vergonha,uma roubalheira, quanto é que uma comição tem que se esforçar para arranjar € para pagar a uma duzia de pessoas tocarem 1hora

    ResponderExcluir